Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma nega isenção do imposto de importação sobre aparelhos ortopédicos (Notícias TRF1)

    Publicado por Decisões
    há 11 anos

    A 7.ª Turma Suplementar do TRF da 1.ª Região negou provimento a recurso apresentado por um morador de Minas Gerais que questionou a cobrança do Imposto de Importacao sobre aparelhos médicos adquiridos no exterior para tratamento de saúde. O autor da ação já havia perdido a causa em primeira instância, quando o juízo da 20.ª Vara Federal em Belo Horizonte deu razão à Fazenda Nacional (FN).

    A negativa da Justiça baseou-se no Decreto-Lei nº 2.434/88, que dispõe sobre a isenção fiscal na importação de bens e não inclui os equipamentos médicos entre aqueles livres do imposto. Sem esse respaldo legal, o impetrante baseou-se em outro dispositivo, o do Regulamento Aduaneiro, aprovado pelo Decreto nº 91.030/85, que garante a isenção do Imposto de Importacao sobre "aparelhos ortopédicos de qualquer material ou tipo, destinados à reparação de partes do corpo humano" .

    O argumento, contudo, foi afastado pelo relator da ação no TRF da 1.ª Região. No voto, o juiz federal convocado Carlos Eduardo Martins destacou que a isenção de impostos só pode ser determinada por lei, conforme rege o artigo 176 do Código Tributário Nacional (CTN). "O Regulamento Aduaneiro, por sua vez, não ostenta a natureza de diploma legal autônomo, porquanto nada mais é do que fruto do poder regulamentar do Executivo" , afirmou o magistrado. "Todas as disposições que criam direitos e obrigações no aludido regulamento devem, necessariamente, ter como base legal a Lei em sentido estrito" , completou.

    Com a decisão, o apelante não terá direito à compensação do imposto pago pela importação dos aparelhos ortopédicos. O voto foi acompanhado, unanimemente, pela 7.ª Turma Suplementar do Tribunal.

    Turmas suplementares - A 7.ª Turma Suplementar é uma das sete turmas criadas, excepcionalmente, para o Mutirão Judiciário em Dia, em curso no TRF da 1.ª Região desde fevereiro de 2011. O mutirão tem o objetivo de julgar 53 mil processos ingressos no Tribunal até o fim de 2006, em cumprimento à meta 2, de 2009 e 2010, estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cada turma suplementar é composta de dois juízes federais convocados e presidida por um desembargador federal do TRF da 1.ª Região.

    Processo n.º 0009640-74.2001.4.01.3800

    • Publicações1896
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-nega-isencao-do-imposto-de-importacao-sobre-aparelhos-ortopedicos-noticias-trf1/100528956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)